sábado, 22 de janeiro de 2011

RAIZES CULTURAIS

                              O PESCADOR
Um pescador muito apaixonado casou-se com sua namorada após anos de namoro. Logo no primeiro dia de casada ela serviu no almoço peixe assado sem a cabeça e o rabo. O pescador já acostumado com a comer peixe com a cabeça e o rabo estranhou um pouco, mas achou que com o tempo acabaria acostumando com o novo prato.
Mas o tempo passou e o pescador acabou por não acostumar com a falta da cabeça e do rabo do peixe.
Então o pescador chamou sua esposa e tentou convencer que ela fizesse sua vontade:
- Minha querida eu gosto tanto de comer a cabeça e o rabo do peixe que estou infeliz com o nosso casamento (disse o pescador).
- Querido esse é um costume que vem dos meus antepassados e te peço para respeitar (respondeu a esposa).
Com o casamento já “por um fio” o pescador tentou entender os costumes que vinham das raízes culturais de sua esposa. Eles foram então encontrar explicação com a mãe da moça.
- Mamãe (disse a esposa) meu casamento esta acabando por causa dos costumes que a senhora me ensinou. Explica-me qual o motivo que não podemos comer a cabeça e o rabo dos peixes..?
- Minha filha esse costume eu aprendi com sua avó (respondeu a mãe).
Empenhados em salvar o casamento, foram falar com a avó. A doce velhinha morava num sitio bem afastado com uma casinha muito simples.
- Vovozinha me explica por que nossa família não come cabeça nem rabo de peixe (perguntou a moça)?
- Como? (respondeu) Nossa família não como o que?
- É avó, a mamãe me ensinou que a senhora ensinou a ela que devemos jogar a cabeça e o rabo do peixe fora.
Com risos a vovó levou todos a sua cozinha e disse:
- Meus queridos o motivo de eu nunca ter feito peixe com rabo e cabeça é que meu forno é pequeno e não cabe...  kakakakaka..!!



É isso mesmo... Precisamos pensar, refletir, questionar, antes de tomar qualquer posição: trabalhar os objetivos de cada membro da família, definindo claramente os papeis, as funções de cada um, para que se ajudem mutuamente.
Temos que lembrar: Os princípios de integridade moral e ética são imutáveis. O respeito, a compreensão e o amor devem nortear o nosso relacionamento com o mundo. Portanto, dentro disso, quais são os valores a preservar ou a resgatar no núcleo familiar? (grupo de apoio Amor-Exigente)

Um comentário:

  1. Nossos hábitos são ações que fazemos repetidamente. Essas ações viram costumes que passamos para nossos filhos ou que herdamos de nossos pais sem questionar.
    Os costumes que não cabem na nossa realidade devem ser questionados, revistos para que assim possamos dar prosseguimento em nossa reforma intima.

    ResponderExcluir